Cadu Doné

Coluna do Cadu Doné

Mais notícias

Mano à la Ancelotti?

17/01/2017 às 03:52


Possíveis inspirações para Mano escalar Thiago Neves e Arrascaeta juntos...


Mano à la Ancelotti?

Capixaba, Leonan, Jesiel, Wilson: alguns dos destaques do Atlético na Florida Cup. Mas de toda a turma que viajou aos Estados Unidos, quem mais me encanta é Diogo Giacomini. Como é bom com ele conversar de futebol! Efetivá-lo como auxiliar permanente foi um grande acerto da diretoria. Se Roger é um dos melhores do Brasil na sua função, Giacomini me parece o companheiro ideal para o novo técnico alvinegro. Além de ambos serem perfeitos exemplares de uma nova safra de comandantes que privilegiam o estudo, o intelecto, e tratam o “vamos lá” apenas como o complemento que ele deve ser, há uma sintonia filosófica entre esses dois profissionais; gostos, visões parecidas. Propor, controlar, posse de bola; jogo tático, programado com riqueza de detalhes; saída da defesa sem chutões, com o primeiro volante se infiltrando entre os zagueiros para qualificar o passe desde lá de trás; e por aí vai...

No final do ano passado, papeando com Giacomini, comentei a respeito do livro “A Pirâmide Invertida”, de Jonathan Wilson – lançado no Brasil pela Grande Área e brilhantemente traduzido por André Kfouri (que há havia contribuído com a mesma editora, também de maneira impecável, escrevendo o prefácio de outra obra essencial, “Guardiola Confidencial”). O título lembrou o auxiliar do Atlético do livro “Minha Árvore de Natal”, escrito por Carlo Ancelotti. Nele, o italiano descreve e analisa as vantagens do seu sistema mais idiossincrático: o 4-3-2-1, aplicado por ele no Milan, pela primeira vez, na temporada 2002/2003, quando a equipe rossonera bateu o La Coruña por 4 a 0. Pouco depois dessa interlocução, recordei-me da passagem na qual Wilson, no seu “A Pirâmide...”, aborda o esquema apregoado pelo atual treinador do Bayern de Munique nos tempos de Itália. Eis o principal trecho sobre o tópico: “Sob o comando de Carlo Ancelotti, o Milan é o melhor expoente do 4-3-2-1 no século XXI, com uma formação muito mais ofensiva que a da seleção francesa. Kaká e Clarence Seedorf eram os meio-campistas avançados, com Andrea Pirlo atuando como regista atrás deles, ladeado por Gennaro Gattuso e Massimo Ambrosini. Mas a chave era a fluidez: tanto Pirlo quanto Ambrosini podiam jogar ofensivamente, e Seedorf sabia fazer um papel mais defensivo”.

Com a contratação de Thiago Neves, fiquei me perguntando se Mano Menezes iria escalá-lo entre os titulares ao lado de Arrascaeta. Se tivermos em mente o 4-2-3-1 que os celestes utilizaram ano passado, a posição mais obviamente compatível a esses dois atletas é a mesma: armador central na linha de três meias. Mas será que um deles poderia ser deslocado para o lado esquerdo – já que Robinho, absoluto, vinha fazendo com maestria o flanco direito? Mano já declarou que não enxerga o uruguaio como peça prioritariamente de beirada. Afinal, no sistema em tela, os dois jogadores de ligação abertos precisam recompor no momento defensivo, e ao executar este labor, de acordo com o técnico da Raposa, Arrascaeta acaba prejudicado em suas principais qualidades. Será que Thiago Neves, então, poderia ser esse cara a ser, digamos, adaptado? Talvez. Pelo baixo nível técnico, o Mineiro poderia ser utilizado para testar essas opções.

Em meio a essas considerações, tive um clique: quem sabe, com a mesma escalação que considero a ideal, o Cruzeiro não possa funcionar no 4-3-2-1, no esquema conhecido como “árvore de natal”? Neste caso, ao invés de atuar como um meia bem aberto pela direita, Robinho seria ligeiramente recuado, sustentando o meio-campo ao lado de Henrique e Romero – coloco aqui o time da minha preferência, não o que acho necessariamente o mais provável. Com isso, Arrascaeta e Thiago Neves, que jogariam à frente desta trinca de volantes, teriam obrigações menores de marcar. Rafael Sóbis, nos meus “onze de gala”, seria um “falso 9”, o cara mais adiantado.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Justiça Federal determina que ex-esposa de Cabral volte para a prisão: https://t.co/oUYEO6MEIg https://t.co/LzBnx7ZvRl

Acessar Link

RadioItatiaia

Igreja católica de Curitiba autoriza batismo de três filhos de casal homossexual: https://t.co/lkFp5AqcO5 https://t.co/AUa0wx2lQx

Acessar Link

RadioItatiaia

Fred admite 'alívio' após ser liberado pelo TJD para primeiro jogo da final do Mineiro: http://bit.ly/2oMeHYT

Acessar Link

RadioItatiaia

Polícia Militar vai reforçar patrulhamento no transporte coletivo de Belo Horizonte: http://bit.ly/2q5luOq

Acessar Link