Cadu Doné

Coluna do Cadu Doné

Mais notícias

Novo sistema no Galo?

24/01/2017 às 04:41


Eis um sistema que, quem sabe, pode viabilizar o trio Robinho, Fred e Pratto.


Novo sistema no Galo?

Talvez pelo fato de o Atlético ter dois dos melhores centroavantes em atividade no Brasil, Fred e Pratto, não se fala de uma possibilidade tática interessante: a de jogar com Robinho de “falso 9”. Não seria minha opção prioritária, mas vale a menção, a discussão. Suponhamos que o argentino saia, e Fred esteja indisponível para uma partida qualquer. Neste cenário, por mais que considere Rafael Moura um bom jogador, aí sim preferiria a formação com Robinho como homem mais adiantado. Cazares seria o meia central; Luan atuaria aberto pela direita; Maicosuel e Otero brigariam pela vaga na ponta canhota.

Robinho deu certo no Galo, foi bem demais na temporada passada. Deve continuar, óbvio, como titular. O talento dele é impressionante – a ponto de torná-lo indispensável, melhor pedida mesmo com eventuais limitações físicas e/ou de combatividade (e sim, eles existem, não dá para negar). O que não se fala é que, na difícil montagem de uma frente que reúna quase todos os principais talentos do elenco, em certos sentidos, quem mais “complica” a construção de um todo equilibrado é Robinho. Fred e Pratto são centroavantes; por mais que possam ajudar, combater na saída de bola, e eventualmente fechar o lado, não vão fazer exatamente o labor da recomposição. Não por falta de vontade; simplesmente não compete ao homem mais adiantado realizar esse tipo de coisa – afinal, entre outras questões, no instante em que a equipe recuperar a posse, estes caras não podem estar tão longe do gol assim; é preciso prender zagueiros, dar profundidade, ser a válvula de escape/referência lá na frente para um eventual contragolpe, uma bola longa.

Originalmente, Robinho não é nem um centroavante, nem um armador clássico. Essas são as duas únicas posições que, em boa parte dos sistemas táticos hoje adotados, têm a prerrogativa de marcar menos. Só que, como Robinho atualmente não volta para combater, fechar o corredor, acompanhar o lateral inimigo – e ao mesmo tempo, pelo seu talento, continua merecendo ser escalado –, o time precisa a ele se adaptar. De determinada maneira, se aguentasse o tranco de voltar, e realizar trabalho hoje compatível à sua posição original – peça ofensiva, aguda, que joga pelos lados do campo –, Robinho permitiria que mais um dos "especiais" integrasse a escalação titular. Como não é o caso, ele “queima” uma das duas vagas de jogadores com “menos obrigação de recompor”. Até por isso, jogou quase o ano passado todo como meia central – e não aberto pela esquerda; se este espaço ocupasse com eficiência defensiva razoável, o esquadrão poderia ter, por exemplo, Cazares ou Pratto centralizados, Luan na direita, e Fred na frente, sem se preocupar demais em novas adaptações mirabolantes para se tornar competitivo no momento defensivo.

Feito todo o exposto, cabe destacar: saindo do 4-2-3-1, em outro desenho, e com compactação/funções delineadas, mesmo com as limitações físicas de Robinho, talvez seja possível juntá-lo a Fred e Pratto. Conforme falei no “Os Donos da Bola” há algumas semanas, e em linha análoga à que apresentei analisando possibilidades para o Cruzeiro na última coluna, o 4-3-2-1, esquema “árvore de natal”, pode ser a solução. Três meio-campistas preenchendo bem os espaços – Luan entre eles, não mais como um meia tão aberto pela direita e num posicionamento mais recuado; Robinho e Pratto fazendo a ligação; Fred como centroavante: penso que valeria o teste no campeonato mineiro.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Terceirização é um retrocesso, avalia presidente da Associação de Advogados Trabalhistas - https://t.co/osUpyYL2Qx https://t.co/uvV8jnwzlD

Acessar Link

RadioItatiaia

Renan afirma que inquéritos são abertos 'sem um fiapo de provas': https://t.co/039uFw3gPr https://t.co/wj5og2T0mh

Acessar Link

RadioItatiaia

'A ideia dos empresários é demitir todos os funcionários e contratar de forma terceirizada com baixo custo' - http://migre.me/wiqWh

Acessar Link

RadioItatiaia

“Se eu puder dizer, a melhor fórmula é a do voto majoritário” - http://migre.me/wioBl

Acessar Link