Clique e ouça
Carregando ...
Apresentação
Emanuel-carneiro
Coluna do Emanuel Carneiro
28/06, 15:23 h / Atualizado em 28/06, 15:26 h

Brasil Futebol Clube

Brasil Futebol Clube

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Está aberta uma grande discussão sobre a nova Seleção Brasileira. Que novidades Tite e a comissão técnica poderiam apresentar para o retorno das Eliminatórias?

Calma, muita calma neste momento.

Não podemos cobrar já em setembro a recuperação de anos de atraso do futebol brasileiro. Perdemos a nossa essência, descuidamos das divisões de base, permitimos que empresários colocassem o dedo nas convocações, bagunçamos tudo.

É lamentável ver o futebol praticado hoje nos campeonatos sub-20 e sub-17. Não se aproveita praticamente nada. E esse é o nosso futuro.

A maioria – claro que existem exceções – dos jogadores vindos do exterior para compromissos na Seleção usa a camisa amarelinha para ganhar contratos mais vantajosos nos seus clubes. A qualidade técnica é discutível e o pior é a falta de compromisso.

É preciso cantar o hino, obrigação número 1. A bola vem depois.

Voltemos ao Tite. O poder ilude, sufoca, faz as pessoas mudarem conceitos. O sonho de Tite em dirigir a Seleção, algumas vezes adiado, está chegando com toda a justiça. É quase unanimidade. Haverá um tempo razoável para o treinador observar jogos do Campeonato Brasileiro, acompanhar a Seleção Olímpica, enquadrar o Neymar, e finalmente, classificar o Brasil para a Copa da Rússia.

A humilhante desclassificação na Copa América Centenário acendeu a luz vermelha. Até o Chile, antigo freguês de caderno, está vivendo dias melhores. O que a Eurocopa revelou nos deixa apreensivos. Fomos ultrapassados.

O encantamento que o futebol brasileiro produzia aos olhos do mundo precisa voltar, pois o jeito atual nos colocou no fundo do poço. Brasil Futebol Clube, urgente.

Comentários

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).

Ouvindo: