Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Mais notícias

O futebol amador pede atenção...

Terminou nesse domingo (15), com a vitória do Sarzedo, a edição número 56 da Copa Itatiaia

16/01/2017 às 06:01
O futebol amador pede atenção...

Foto: Pedro Vilela

Terminou nesse domingo (15), com a vitória do Sarzedo, a edição número 56 da Copa Itatiaia.

Este torneio reúne as 16 melhores equipes de BH e as 16 mais cotadas da Região Metropolitana.

A promoção é da Rádio Itatiaia, que dá ao torneio um tratamento profissional, com divulgação e estrutura. A final no Independência se repete a cada ano com o estádio cheio.

A Copa Itatiaia é jogada a partir das férias coletivas do futebol profissional e dá lazer a um lado carente do nosso colar metropolitano.

A várzea tem sido esquecida pelas autoridades, no âmbito municipal e estadual. A preservação dos campos se tornou um drama dos poucos clubes que ainda possuem espaços. O mercado imobiliário pressiona, a prefeitura aperta o cerco e mais atrapalha do que ajuda.

Lendo uma entrevista concedida pelo nosso Secretário de Esportes, o Bebeto de Freitas, brotou uma leve esperança de que alguma coisa pode e deve mudar. O futebol amador não precisa de grandes verbas, e sim de algumas coisas pontuais que não custam muito, como vestiários, alambrados e segurança.

A construção de uma meia dúzia de “Baleiões” mudaria a cara do futebol amador de forma definitiva, criando nas comunidades carentes áreas de convivência e lazer para os jovens.

Um trabalho de resgate dos grandes clubes amadores do passado seria bem-vindo com todo um suporte da FMF e, agora, da Secretaria de Esportes.

O que passou, passou. Agora é pensar em criar uma nova mentalidade, dando a essa brava gente da várzea condições de sobrevivência.

O espírito da Copa Itatiaia tem que durar o ano inteiro. Quem viu os jogos da última edição é testemunha de que estamos pedindo muito menos do que a várzea merece. 

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

JBS suspende produção de carne bovina em 33 das 36 unidades que tem no Brasil: https://t.co/i9JeaE1Gau https://t.co/7fPqxbG0KW

Acessar Link

RadioItatiaia

Sem Robinho e Arrascaeta, Mano Menezes testa Cruzeiro com quarteto ofensivo: https://t.co/AI6XdV2ZZG https://t.co/gw4DnvTbJM

Acessar Link

RadioItatiaia

Assista o vídeo: http://bit.ly/2mYRu4H

Acessar Link

RadioItatiaia

Vende-se oxigênio: http://bit.ly/2nVI5LW

Acessar Link