Clique e ouça
Carregando ...
Apresentação
Gustavo-lopes-pires-de-souza
Coluna do Gustavo Lopes
01/12, 15:12 h / Atualizado em 01/12, 15:14 h

Chapecoense campeã? O que diz o regulamento?

Chapecoense campeã? O que diz o regulamento?

Embed from Getty Images

Após o trágico acidente sofrido pela equipe Chapecoense, o Clube Atlético Nacional, da Colômbia, adversário da equipe brasileira na final da Copa Sul-Americana, encaminhou pedido à Conmebol para que os catarinenses sejam declarados campeões.

Muito se tem debatido sobre essa possibilidade.

O Regulamento da Copa Sul-Americana prevê na segunda parte da cláusula XIX que o Comitê Executivo da Conmebol pode, a qualquer tempo, modificar o regulamento:

XIX. Disposiciones Finales

Segunda. El Comité Ejecutivo o el Comité Ejecutivo de Urgencia podrán en cualquier momento modificar total o parcialmente el presente Reglamento.

Além disso, o artigo 26.1 do regulamento estabelece que a Conmebol decidirá, de forma inapelável, qualquer dúvida acerca da aplicação do regulamento.

Portanto, em se tratando de fato extraordinário, especialmente com a anuência do Nacional, a Conmebol pode, sim, declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016.

Comentários

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).

Ouvindo: