Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Universidade do Galo: gol de placa

Esse casamento entre esporte e educação ganhou destaque em projeto do clube alvinegro

03/09/2018 às 05:54
Universidade do Galo: gol de placa

A educação e o esporte compõem binômio essencial para a construção de uma sociedade melhor. Como bem destacou o filósofo Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. 

Neste sentido, assim estabelece a Constituição Brasileira:

Da Educação

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 

Do Desporto

Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados:
I  -  a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;
II  -  a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;
III  -  o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional;
IV  -  a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.
§ 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.
§ 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.
§ 3º O poder público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Esse casamento entre esporte e educação ganhou destaque em projeto entabulado pela Universidade Brasil e o Clube Atlético Mineiro.

O pontapé inicial da parceria deu-se com o patrocínio da Universidade Brasil na omoplata (ombros) da camisa do Atlético e tem como ponto alto a criação da Universidade do Galo.

Além de uma estupenda estratégia de marketing, já que os alunos poderão optar pelo recebimento de diploma estilizado com as cores do Atlético, a intenção é que os atletas profissionais e da base tornem-se alunos, o que trará maiores oportunidades de recolocação profissional no futuro.

O Atlético terá participação financeira nas matrículas, bem como, dependendo da performance do time (gols, vitórias, etc), receberá bolsas integrais para distribuir entre seus torcedores.

Outra grande novidade é que o curso de direito da Universidade Brasil tem, no quinto período, o Direito Desportivo como disciplina obrigatória, o que torna-lhe a única (ou uma das únicas) a ter a matéria em sua grade.

A Coreia do Sul, graças a um investimento maciço em educação, obteve um índice de desenvolvimento sem precedentes. País que em 1960 tinha um PIB per capita de US$ 883 (menor que o de Senegal), em 2004, com um PIB de US$ 1 trilhão, tornou-se uma das nações mais ricas do mundo.

Universidade Brasil e Clube Atlético Mineiro dão um passo importantíssimo para o desenvolvimento da nação. Verdadeiro Gol de Placa!!!

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🚦Batida de frente entre caminhonete e caminhão deixa um morto na Grande BH. Leia! https://t.co/FAXUyxNWn0 https://t.co/Dch0JL8Oum

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚦O condutor era Jeferson Santos, de 22 anos. Ele não resistiu aos ferimentos.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Entidades de defesa do consumidor alertam sobre os cuidados que devem ser adotados na hora de comprar pela internet. Fique por dentro!

    Acessar Link