José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Mais notícias

Chega o ano novo e estranhamos sempre esse número

Dois mil e dezessete, até custa a dizer. Ainda há pouco estávamos com medo do ano 2000, havia incerteza nos telejornais, temíamos que os...

02/01/2017 às 12:12

Do escritor português José Luís Peixoto

Dois mil e dezessete, até custa a dizer. Ainda há pouco estávamos com medo do ano 2000, havia incerteza nos telejornais, temíamos que os computadores deixassem de funcionar, temíamos o fim do mundo. No entanto, do ponto de vista apocalíptico, 1 de janeiro de 2000 foi um dia como os outros, com mais ou menos ressaca. (...)

Há poucas semanas, estive numa universidade, onde conheci um professor que nasceu em 1989. Os bebês que nasceram em 1999 e 2000 serão seus alunos em breve. Da mesma maneira, falta pouco também para que 2017 seja um número normal, um ano sem estranheza, do qual teremos memórias. Perante 2030, haverá quem recorde o conforto de 2017 com saudade.

Falta também pouco para que esse professor nascido em 1989 seja decano, falta ainda menos para que os alunos nascidos em 1999 e 2000 sejam professores universitários também.

Iremos engolir 2017 com todos os seus ângulos e, depois de errarmos o preenchimento da data em formulários por duas ou três vezes, havemos de aprender. Em março, já estaremos preparadíssimos para o outono de 2017.

Acho que parte da surpresa destes anos e números acontece por nunca termos realmente imaginado que viveríamos tanto. Havia a ideia abstrata, mas o ano novo e o seu número chegam concretos e sem apelo. 2017: agora, está aqui. E é melhor habituar-se, nunca mais poderá voltar atrás.

E habituamo-nos sempre. O tempo surpreende-nos com a sua crueza, mas a aceitamos. Somos adultos há demasiado tempo.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Supremo admite rever benefícios concedidos a empresários em delação da JBS: https://t.co/mVv85sxjBB https://t.co/ysetnxCPaf

Acessar Link

RadioItatiaia

Sérgio Moro confisca R$ 640 mil de mulher de ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha: https://t.co/I9HSYDnemn https://t.co/GKZ9zKTQqg

Acessar Link

RadioItatiaia

Skank, Xuxa, Jorge Ben Jor e outros artistas agitam o fim de semana em Belo Horizonte - http://migre.me/wGPB0

Acessar Link

RadioItatiaia

Carreta bitrem que tombou na BR-262 nessa quinta-feira ainda provoca bloqueio na rodovia - http://migre.me/wGPoH

Acessar Link