José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Mais notícias

Há que começar de novo, outra vez

Quantas vezes posso começar de novo? As vezes que eu quiser

06/01/2017 às 12:19

Da colunista Elsa Afonso

Quantas vezes posso começar de novo? As vezes que eu quiser.

Não fomos feitos para calar as decepções, para aguentar tristezas ou assumir compromissos com a eterna desilusão. Cada novo começo é um tiro no escuro, uma exposição a tudo o que pode dar errado, mas também a tudo o quanto pode dar certo.

Conhece aquela pessoa que fica ali matutando na vida, presa a um emprego, a uma relação ou a uma cidade com que não se identifica? E que fica ali vendo os dias passando, iguais, uns a seguir aos outros, enquanto a paixão pela vida se vai diluindo lentamente? Eu conheço. Conheço várias. (...)

Mais fácil pensar que se é para sofrer, mais vale ficarmos pelo sofrimento ao qual já estamos habituados. Prático, não é? Mas não entendemos que a bolha da frustração só vai encher e encher mais ainda. Nunca pode acabar bem. Dê uma oportunidade para essa bolha voltar ao ponto zero. A isso se chama viver. Desiste de tudo, mas nunca desistas de tentar. Confia nas palavras de Samuel Beckett: "Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor." (...)

É como aquele livro que vamos arrastando conosco para todo o lado ou que fica a ganhar pó na cabeceira da cama. O livro que insistimos, mas nunca acabamos de ler. E enquanto isso, o tempo passa. Poderíamos ter experimentado ler um montão de outros livros, aprendido coisas diferentes, conhecido novas perspectivas, mas não. Insistimos em ficar agarrados àquele que já nem conseguimos ler mais.

Presos a tão semelhante calhamaço, já não basta virar a página, isso é o que tens tantado fazer todas as manhãs. É preciso mudar de estória. Deixa o desencanto bater e vai procurar um novo rumo para se encantar de novo. Larga essa relação tóxica. Deixa essa solidão confortável. Vai lá fazer aquele trabalho que te preenche mais. Vai procurar o teu lugar.

Segue o que te corre nas veias, vai dançar mesmo não sabendo os passos.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Supremo admite rever benefícios concedidos a empresários em delação da JBS: https://t.co/mVv85sxjBB https://t.co/ysetnxCPaf

Acessar Link

RadioItatiaia

Sérgio Moro confisca R$ 640 mil de mulher de ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha: https://t.co/I9HSYDnemn https://t.co/GKZ9zKTQqg

Acessar Link

RadioItatiaia

Skank, Xuxa, Jorge Ben Jor e outros artistas agitam o fim de semana em Belo Horizonte - http://migre.me/wGPB0

Acessar Link

RadioItatiaia

Carreta bitrem que tombou na BR-262 nessa quinta-feira ainda provoca bloqueio na rodovia - http://migre.me/wGPoH

Acessar Link