José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Cidades

O substituto da vida

O substituto da vida

14/03/2017 às 02:39

Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida.

Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel ou dar uma fugida ao cinema à tarde. (...)

Se já trabalhasse em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia, ia ao Centro da cidade varejar sebos ou fazia uma matinê com uma namorada. Só reabria a máquina no dia seguinte.

Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas online, interesso-me por várias matérias e vou abrindo-as uma a uma. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela.

Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem lhe chego perto – temo que ele me substitua também.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Terceirização é um retrocesso, avalia presidente da Associação de Advogados Trabalhistas - https://t.co/osUpyYL2Qx https://t.co/uvV8jnwzlD

Acessar Link

RadioItatiaia

Renan afirma que inquéritos são abertos 'sem um fiapo de provas': https://t.co/039uFw3gPr https://t.co/wj5og2T0mh

Acessar Link

RadioItatiaia

'A ideia dos empresários é demitir todos os funcionários e contratar de forma terceirizada com baixo custo' - http://migre.me/wiqWh

Acessar Link

RadioItatiaia

“Se eu puder dizer, a melhor fórmula é a do voto majoritário” - http://migre.me/wioBl

Acessar Link