356 Dias para Copa
Mateus Castanha

Coluna do Mateus Castanha

Veja todas as colunas

Mais notícias

Galo aprende com seus erros

Cinco de julho de 2015. Décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético vence o Inter por 3 a 1 no Beira-Rio e assume pela primeira...

08/08/2016 às 06:47

Cinco de julho de 2015. Décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético vence o Inter por 3 a 1 no Beira-Rio e assume pela primeira vez naquele ano a liderança do Campeonato Brasileiro. O nome do jogo: Maicosuel, autor de dois gols. Apesar da ótima atuação, poucos dias depois o Galo anuncia o empréstimo do meia-atacante, que finalmente atingia seu melhor momento com a camisa alvinegra, ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes.

Antes disso, no fim de junho, o sempre contestado André já havia sido emprestado ao Sport, onde disputou um ótimo Brasileiro. Não satisfeita em abrir mão de somente um centroavante, em julho, a diretoria atleticana também negociou Jô com o mundo árabe, deixando o elenco com apenas um '9' de ofício, o argentino Lucas Pratto.

O pacote de debandadas em pleno Brasileirão foi fechado em agosto, quando Guilherme, importantíssimo na conquista da Libertadores e da Copa do Brasil, teve o contrato rescindido e acabou se transferindo para o futebol da Turquia.

Com um elenco enxuto e sem tantas peças de reposição, especialmente no setor ofensivo, o Atlético perdeu fôlego no fim do primeiro turno e acabou atropelado pelo Corinthians, que passeou no returno e ganhou o Nacional com relativa tranquilidade.

Se o desfecho daquele campeonato seria diferente caso o Galo tivesse mantido Maicosuel, André, Jô e Guilherme no elenco, ou pelo menos conseguisse buscar peças de reposição à altura, eu não sei – acho até que não –, mas tenho a convicção de que a vida dos paulistas não teria sido tão fácil.

Um ano depois, o Atlético parece ter aprendido com os erros cometidos em 2015 e agora segue à risca o ditado que melhor indica as possibilidades de um clube num torneio longo e exigente como o Brasileirão: ‘bons times ganham jogos, bons elencos ganham campeonatos’.

Mesmo já contando com um grupo forte, o clube trabalhou bem demais na janela de transferências do meio do ano, buscando reforços pontuais para setores complicados. O multicampeão Fábio Santos chegou antes mesmo que a convocação de Douglas Santos para os Jogos Olímpicos fosse confirmada. Maicosuel voltou de empréstimo e, com boas atuações, já ganhou a condição de titular. Podendo perder Pratto para a China, o alvinegro tirou Fred do Fluminense, mas o argentino acabou ficando e hoje o clube conta com dois dos melhores centroavantes do país. O venezuelano Otero chegou do Chile e pode ser uma boa opção enquanto Cazares, lesionado, estiver ausente.

Além dos novos reforços, o futebol de Robinho engrenou, Luan voltou muito bem ao time após uma delicada cirurgia no joelho, Pratto está finalmente livre de um problema na panturrilha direita e Dátolo em breve estará novamente à disposição da comissão técnica.

O único calcanhar de Aquiles está na zaga. Como a contratação de Mina não vingou, já que o equatoriano disputou a final da Copa Libertadores da América pelo Independiente del Valle e a janela de transferências internacionais se fechou neste período, o Galo partiu para o plano B e trouxe o desconhecido Ronaldo, que até então não inspira muita confiança.

De qualquer forma, a diretoria do Atlético fez tudo o que dela se esperava no que diz respeito ao futebol. Jamais o clube esteve tão preparado para ganhar um Campeonato Brasileiro de pontos corridos como agora. Tudo está nas mãos de Marcelo Oliveira e de seus comandados. É esperar pra ver.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Presidente da Eletrobras diz que grupo tem 40% de chefes 'vagabundos' - https://t.co/68qyc4w99r https://t.co/Pc98Xayutq

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ouça a Conversa de Redação desta sexta-feira - https://t.co/mtuFA6BjTQ https://t.co/IUFMUsSgyT

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Temos um monte de safado, lamentavelmente, que ganha lá 30, 40 paus (mil reais). Tá lá em cima, sentadinho" -http://bit.ly/2t2t2pN

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ouça a Conversa de Redação desta sexta-feira - http://bit.ly/2tWb6cK

    Acessar Link