Clique e ouça
Carregando ...
Apresentação
Mateus-matos-castanha
Coluna do Mateus Castanha
26/09, 10:13 h / Atualizado em 26/09, 12:50 h

Hora da verdade

Hora da verdade


Gabriel Jesus, Diego e Robinho tentam conduzir seus times ao título

A não ser que uma aberração aconteça até dezembro, o título brasileiro não escapará das mãos de Palmeiras, Flamengo ou Atlético. Acho que isso ninguém discute. Diferentemente dos demais clubes, o trio tem mantido uma boa regularidade desde o primeiro turno e já conseguiu se desgarrar na tabela, principalmente paulistas e cariocas.

A questão é: quem leva? Impossível cravar, mas analisando a tabela de cada um até o fim do campeonato e praticando um pouco de chutometria, acho que o Palmeiras de Cuca tem mais chances que Flamengo e Galo.

Dos 11 jogos restantes, o alviverde vai enfrentar somente três times que figuram entre os dez primeiros colocados (veja a tabela abaixo) e oito que estão entre o 11º e o 20º lugar, sendo quatro deles na zona de rebaixamento. Ok, entendo que no fim do campeonato os clubes ameaçados jogam com a faca nos dentes em busca da salvação, mas ainda assim é muito melhor enfrentá-los do que encarar rivais mais qualificados.

O Flamengo, por sua vez, fará seis jogos contra a turma de cima da tabela, sendo dois clássicos, diante de Fluminense, que luta por vaga na Libertadores, e Botafogo, que cresceu nas últimas rodadas, e cinco contra a turma da segunda metade da tabela – três deles do Z4.

Já o Atlético corre por fora nesta disputa. Com cinco pontos de déficit para o Palmeiras e quatro para o Flamengo, o time de Marcelo Oliveira precisa ser praticamente perfeito nas rodadas derradeiras para atropelar os ponteiros. Serão cinco jogos contra os melhores colocados e seis contra o pessoal de baixo – dois deles praticamente condenados à Série B: América e Santa Cruz.

A favor do Galo, pesam os confrontos diretos. O alvinegro vai enfrentar Palmeiras e Flamengo em Belo Horizonte. Ou seja, duas vitórias podem incendiar o campeonato na reta final.

Ainda que a teoria favoreça o Palmeiras, muita coisa pode acontecer. Façam suas apostas.

Situação dos primeiros colocados do Brasileirão:

1º colocado: Palmeiras - 54 pontos
Seis jogos fora, cinco em casa
Adversários entre o 1º e o 10º lugar: Atlético, Santos e Botafogo
Adversários entre o 11º e o 20º lugar: Figueirense, Sport, Chapecoense, Vitória, Cruzeiro, Internacional, América e Santa Cruz

2º colocado: Flamengo - 53 pontos
Seis jogos fora, cinco em casa
Adversários entre o 1º e o 10º lugar: Atlético, Santos, Fluminense, Corinthians, Botafogo e Atlético-PR
Adversários entre o 11º e o 20º lugar: São Paulo, Coritiba, Santa Cruz, Internacional e América

3º colocado: Atlético - 49 pontos
Seis jogos fora, cinco em casa
Adversários entre o 1º e o 10º lugar: Palmeiras, Flamengo, Ponte Preta, Corinthians e Botafogo
Adversários entre o 11º e o 20º lugar: Figueirense, Coritiba, São Paulo, Chapecoense, América e Santa Cruz

Jogos restantes dos três primeiros colocados:

Comentários

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).

Ouvindo: