Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Mais notícias

Futebol amador: a essência do esporte

Vivemos em uma época em que as grandes arenas e transações milionárias do futebol roubam um pouco da paixão que é colocar uma camisa do seu time

16/03/2017 às 04:23
Futebol amador: a essência do esporte

Vivemos em uma época em que as grandes arenas e transações milionárias do futebol roubam um pouco da paixão que é colocar uma camisa do seu time. Decepcionamos com a falta de entrega dos jogadores e com o mercado que nos é imposto pelos clubes. Se você não é sócio torcedor, não é torcedor de verdade! É o que muitos dizem. Por outro lado, há um mundo muito diferente que continua mexendo com o coração de milhares de amantes da bola: futebol amador.

No lugar da iluminação artificial e campo nos padrões FIFA, a bola rola (e quica) levantando a poeira do chão de terra. Nas arquibancadas não há ninguém sentado em cadeiras numeradas, muito menos em camarotes. A torcida é o próprio bairro, no morro, pendurado no muro, nas janelas de casa, sentado no galho de uma árvore, gritando debaixo de Sol e chuva. As pessoas se esforçam ao máximo para um time entrar em campo. Fazem “vaquinha” para o transporte do time, que precisa jogar na cidade vizinha e não tem condições de bancar.

O futebol carrega uma missão a ser cumprida: a de socializar o esporte. Missão que só vem sendo exercida em sua essência nos campos de várzea. Não há como socializar o esporte quando cobramos R$ 50 por um jogo, ou quando vendemos uma camisa por R$ 200. Não existe socialização quando nas “peneiras” das bases dão preferências para crianças que fazem aula nas escolinhas particulares ao invés de voltarmos os olhares para os campos dos bairros. Isso não é socialização, é elitização.

Talvez este seja o motivo da decadência que vive o amadorismo nas grandes capitais. Com isso, os campos vão dando lugar aos prédios e casas, e os clubes metropolitanos se fortalecendo cada vez mais. E isso se comprova em muitas edições da Copa Itatiaia. É preciso um olhar respeitoso e cuidadoso para o futebol amador.

Os campos estão morrendo aos poucos. Como é complicado escolher um estádio digno para fazer uma partida de futebol nas competições amadoras. Precisamos gritar aos nossos governantes e pedir ajuda para que não deixem o campo de futebol amador acabar em nossas comunidades. Mesmo decadente, este esporte ainda consegue movimentar crianças e adolescentes. Consegue alimentar sonhos. Consegue tirar muitos jovens das drogas. Consegue tornar o tempo ocioso em momentos de prazer. Consegue trazer momentos de alegria para um povo tão sofrido, que muitas vezes, não tem outro tipo de diversão a não ser ver a bola rolar. A Copa Itatiaia está em sua 56ª edição e mantém todos esses compromissos com seu público.

É do amador que saem grandes nomes. A Copa Itatiaia já revelou Toninho Cerezo, Paulo Isidoro e Marinho, além dos árbitros Igor Junio Benevenuto (Troféu Guará 2016 – com muito orgulho), Ricardo Marques Ribeiro, Felipe Lima, Márcio Rezende de Freitas e tantos outros. Bruno Henrique, revelado pela Copa Itatiaia jogando pelo Inconfidência, do Bairro Concórdia, recentemente disputou as quartas de final da Champions League pelo Wolfsburg, da Alemanha. E quantos talentos estão perdidos por aí?

Aproveito para deixar o convite: domingo, às 16h30, no Independência, final da 56ª edição da Copa Itatiaia com o duelo inédito entre Sarzedo x Verona (Bairro Aparecida). Quem sabe deste jogo sai mais um grande nome para o mundo da bola?

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Justiça Federal determina que ex-esposa de Cabral volte para a prisão: https://t.co/oUYEO6MEIg https://t.co/LzBnx7ZvRl

Acessar Link

RadioItatiaia

Igreja católica de Curitiba autoriza batismo de três filhos de casal homossexual: https://t.co/lkFp5AqcO5 https://t.co/AUa0wx2lQx

Acessar Link

RadioItatiaia

Fred admite 'alívio' após ser liberado pelo TJD para primeiro jogo da final do Mineiro: http://bit.ly/2oMeHYT

Acessar Link

RadioItatiaia

Polícia Militar vai reforçar patrulhamento no transporte coletivo de Belo Horizonte: http://bit.ly/2q5luOq

Acessar Link