Wellington Campos

Coluna do Wellington Campos

Mais notícias

Ou vai ou racha: futebol profissional

Ou vai ou racha

26/01/2017 às 05:41

Ou vai ou racha. Para jogar futebol profissional os clubes brasileiros precisarão tomar providências que podem definir o futuro, parar ou continuar.

No Seminário de Licenciamento de Clubes, realizado na sede da CBF no Rio de Janeiro, as 40 equipes das Séries A e B receberam mais informações sobre as necessidades para jogar as competições nacionais e internacionais.

Desde 2003, a FIFA vem introduzindo nos cinco continentes do futebol, normas e obrigações para que os clubes tenham direitos de funcionar com qualidade, transparência e saúde financeira.

Em 2016, a CBF fez o primeiro Seminário de Licenciamento para os Clubes e, agora com as determinações adotadas para a América do Sul, apresentou tais exigências que entrarão em vigor em 2018 na Conmebol. Ou seja, para jogar competições no Brasil e no exterior os clubes precisarão cumprir algumas normas internacionais.

A obrigatoriedade de ter time de futebol feminino disputando competições nacionais para jogar a Copa Libertadores da América entrará em vigor em 2019. Hoje, dos 20 clubes da Série A apenas sete têm times no Brasileirão Feminino: Flamengo, Grêmio, Santos, Sport Recife, Ponte Preta, Corinthians e Vitória. Dos grandes de Belo Horizonte, somente o América possui equipe de mulheres.

Representantes da FIFA e CONMEBOL colocaram que os clubes precisarão estar em dia com as questões desportivas, fomentando a base com equipes juvenis e femininas; infraestrutura dos estádios e centros de treinamentos; administrativas e pessoais, com a profissionalização dos treinadores em cursos internacionais para obtenção de Licenças para disputar jogos continentais; além das questões legais e econômicas, com a saúde financeira em dia, sem dívidas.

Quem não cumprir poderá sofrer multas e até exclusão das competições no Brasil e no exterior.

Ou vai ou racha. Quem não se profissionalizar vai ficar no meio do caminho do futebol.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

JBS suspende produção de carne bovina em 33 das 36 unidades que tem no Brasil: https://t.co/i9JeaE1Gau https://t.co/7fPqxbG0KW

Acessar Link

RadioItatiaia

Sem Robinho e Arrascaeta, Mano Menezes testa Cruzeiro com quarteto ofensivo: https://t.co/AI6XdV2ZZG https://t.co/gw4DnvTbJM

Acessar Link

RadioItatiaia

Assista o vídeo: http://bit.ly/2mYRu4H

Acessar Link

RadioItatiaia

Vende-se oxigênio: http://bit.ly/2nVI5LW

Acessar Link