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Assembleia investe em educação cidadã

Projetos são desenvolvidos para formação política de jovens e para colaborar com professores

Por ALMG, 28/06/2018 às 14:33
atualizado em: 28/06/2018 às 14:34

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Foto: Daniel Protzner/ALMG
Daniel Protzner/ALMG

Os estudantes escolhem as melhores propostas que podem ser transformadas em ação legislativa

O estudante mineiro Klinger Carlos Gonçalves Bispo, 15 anos, da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), confessa que não tinha ideia da dimensão da violência sofrida pelas mulheres. A consciência dessa realidade só foi possível a partir de sua participação no Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e câmaras municipais para jovens do ensino médio de todo o Estado.

“O PJ Minas contribui para desenvolvermos um pensamento crítico sobre a sociedade em que estamos vivendo”, avalia Klinger. O programa é uma das diferentes atividades que o Parlamento mineiro realiza destinadas à educação para a cidadania.

Em sua 15ª edição, o PJ Minas deste ano tem como tema a “Violência contra a mulher”, trazendo a oportunidade de reflexão sobre o problema e debate para soluções. A estudante Amanda Vitória Assis Ribeiro, 16 anos, da Escola Estadual Integral e Integrada João Paulo I, também em Betim, admite que mudou a forma de pensar sobre a questão. “Aprendi a diferença entre abuso e assédio. São informações que vou levar para toda a minha vida”, disse.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com câmaras municipais. Ele oferece a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Nesta edição, participam, em 16 polos regionais, 84 municípios, 25 a mais que em 2017.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. O programa é organizado em três etapas (municipal, regional e estadual) e adota uma metodologia participativa em rede, favorecendo o protagonismo dos jovens, que desenvolvem atividades a partir do tema escolhido.

Na etapa municipal, eles se mobilizam para levantar diagnósticos locais, debater o papel do Legislativo e discutir propostas para serem encaminhadas às câmaras municipais. Algumas são priorizadas e enviadas ao polo regional correspondente, onde a dinâmica se repetirá, dessa vez com aprovação de documento regional, a ser encaminhado à coordenação estadual. Esta, por sua vez, consolida e divulga as contribuições de todos os polos para serem debatidas pelos estudantes nos municípios antes da etapa estadual.

Representantes dos estudantes se encontrarão em Belo Horizonte para a plenária estadual, em setembro, na ALMG, onde será votado o documento final do PJ Minas. Ele será enviado à Comissão de Participação Popular, que poderá propor encaminhamentos a partir das sugestões apresentadas pelos estudantes.

Espaço do professor No Portal da Assembleia, a página Educação para a Cidadania traz informações sobre todas as ações desenvolvidas pela Casa com essa finalidade. Em abril, uma nova seção foi criada: o Espaço do Professor, com a oferta inicial de seis planos de aulas e recursos didáticos sobre assuntos ligados ao Poder Legislativo e à cidadania e que podem ser utilizados nas escolas de educação básica.

A finalidade é estabelecer um relacionamento mais próximo entre a ALMG e os professores, trazendo conteúdos para aqueles que desejam tratar sobre democracia, participação e temas afins em sala de aula, mas que não encontravam com facilidade materiais já preparados. O Espaço do Professor dá acesso a planos de aulas, infográficos e recursos didáticos. Os conteúdos são voltados para os ensinos médio e fundamental II e para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Outras iniciativas da Assembleia de Minas voltadas para a educação cidadã dos estudantes são os programas Visitas Orientadas e Jornada Universitária, que recebem semanalmente escolas em visitas ao Legislativo. Ainda merecem destaque o Conexão Assembleia, que atende a demandas específicas de formação política para alunos de instituições de ensino superior, e o AdoleSer, destinado aos adolescentes trabalhadores da Assembleia.

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