Notícias

Cerca de 80% dos casos da cegueira pelo mundo poderiam ser evitados ou tratados

Por Jacqueline Moura, 11/10/2018 às 13:09
atualizado em: 11/10/2018 às 13:18

Texto:

É lembrado nesta quinta-feira, em todo o mundo, o Dia Mundial da Visão. O objetivo da data é conscientizar a população da importância da saúde ocular e eliminar a cegueira evitável até 2020. No Brasil, são mais de um milhão e duzentas mil pessoas cegas. Entre as crianças, a média de perda de visão é de uma cegueira a cada minuto.

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a cada cinco segundos uma pessoa fica cega. A conscientização da população é fundamental, já que 80% dos casos da cegueira pelo mundo poderiam ser evitados ou tratados. 

Na fase adulta, a atenção deve ser redobrada com a visão. A partir dos 40 anos devem ser feitos exames regulares para verificar a presença de catarata, glaucoma e degeneração da mácula, que são consideradas as principais causas de cegueira em pessoas com idades avançadas.

Pessoas que têm doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, também devem consultar especialistas regularmente.                     

Para o oftalmologista Luiz Carlos Molinari, diretor da Sociedade Mineira de Oftalmologia, os exames para garantir a saúde da visão devem começar ainda na gravidez para tentar detectar doenças que possam causar cegueira. “Se a mãe tiver alguma suspeita no primeiro ano de vida, também pode tratar”, disse. Levar a criança, desde bebê, ao oftalmologista e não deixar de fazer o teste do olhinho pode facilitar o tratamento de doenças, como a catarata congênita. 

“Os erros de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, se tratados ainda na infância podem evitar complicações na fase adulta”, explica. O médico faz outro alerta para a população envolvendo o uso de óculos inadequados, principalmente os comprados em shoppings populares. “Com o uso desse tipo de óculos, você vai causar uma penumbra, sua pupila vai abrir, vai entrar mais radiação ultravioleta, que pode causar danos, então é melhor ficar sem”, completa o especialista. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Com chegada de Levir, Edinho quer ganhar oportunidade e se firmar como titular no Galo. https://t.co/inXpfd28yj https://t.co/TgddnyWf1N

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além disso, Léo falou sobre a relação com o capitão Henrique, o ambiente no Cruzeiro, a importância da diretoria na conquista dos títulos, salários, Mano Menezes e jogo das fa...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em entrevista coletiva, o atacante falou ainda da rivalidade com o Cruzeiro e de Thiago Larghi. Ouça!

    Acessar Link