Notícias

'Com regras atuais, renovação política é quase impossível', lamenta diretor de ONG

Por Rômulo Ávila/Itatiaia , 20/08/2018 às 08:07
atualizado em: 21/08/2018 às 15:18

Texto:

Foto: Divulgação MPRS
Divulgação MPRS

Gil Castello: 'Talvez seja uma das maiores reconduções de todas as últimas eleições'

A sociedade brasileira clama por renovação política, mas ela dificilmente virá nas eleições de outubro. A avaliação é do secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco Neto, que reforça os levantamentos feitos pela Rádio Itatiaia no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

Além do uso da máquina pública, Castello Branco considera que a mudança na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e o tempo menor de campanha serão determinantes para a manutenção dos velhos políticos. No Congresso Nacional, 44 dos 53 deputados mineiros são candidatos à reeleição, o que corresponde a 83%. “Talvez seja uma das maiores reconduções de todas as últimas eleições”, prevê o secretário. “Enquanto existir essas regras desse jogo eleitoral, a renovação é quase impossível”, analisa.

Alguns caciques de Minas, como Bonifácio de Andrada (DEM) e Gabriel Guimarães (PT), não vão concorrer, mas indicarão parentes para sucessão, o que, na prática, significa mais do mesmo. Bonifácio sai para a entrada do filho, Lafayette Andrada, atual deputado estadual; e Gabriel sai para a entrada do pai, Virgílio Guimarães, que já foi deputado federal. A situação é ratificada pelo secretário.

“Mesmo os que não voltarão, serão substituídos muitas vezes pelos filhos, pelas esposas ou por familiares”, diz. "É muito difícil que haja, efetivamente, uma mudança porque eles próprios legislam. E legislam a seu favor. Eles não vão legislar contra a causa própria, ainda que seja em favor do interesse público. Então, lamentavelmente, acredito que isso só vai mudar quando a pressão da sociedade for muito forte”, acrescenta o especialista.

Contra a Lava Jato 

Para Castello Branco, muitos candidatos à reeleição querem usar o 'manto do legislativo' para trabalhar contra a Operação da Lava Jato. 

“Há uma preocupação muito grande dos parlamentares de serem reeleitos para poder continuar usufruindo do mandato e, de certa forma, com esse manto do legislativo, terem maior participação contra as ações da Lava Jato. Afinal, há uma quantidade enorme de parlamentares que estão envolvidos na operação e que têm a preocupação de ficar sem o manto legislativo. Eles conseguem, corporativamente, se defender daquilo que pode vir a acontecer em função das investigações”, alerta. 

Minas Gerais

A corrida para garantir uma cadeira na ALMG também deve ser dominada por velhos políticos. Levantamento feito pela reportagem da Rádio Itatiaia aponta que 63 dos 77 deputados estaduais vão tentar a reeleição. 

O fato de ter a estrutura pública à disposição é visto como inconstitucional por Castello Branco. “Não é justo que haja nas próximas eleições uma concorrência entre aquele que já detém o mandato, e vai continuar deputado e senador até o dia das eleições, contra um novato”, opina.

O fato de os partidos maiores terem muito mais tempo de TV, além das vantagens que um parlamentar já usufrui também é ressaltado pelo especialista. “Quantidade de servidores à disposição, recursos para alugar escritórios, recursos para veículos, recursos para impresso, recurso para telefone. Quer dizer, isso torna absolutamente desigual o pleito. É muito difícil para um novato furar esse pleito. Chego a ficar até um pouco desapontado. Infelizmente, não vai mudar. A tendência é de que seis ou sete parlamentares voltem”, finalizou. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️🇧🇷📜CONVOCAÇÃO! Gol: Alisson, Ederson e Phelipe Lateral: Alex Sandro, Danilo, Éder Militão e Fabinho Zaga: Marquin… https://t.co/sfok5WIgQR

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ O preço inicial é de R$ 20. 👇🏿

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚦O condutor era Jeferson Santos, de 22 anos. Ele não resistiu aos ferimentos.

    Acessar Link