Notícias

Como está a saúde do seu coração? Saiba como prevenir doenças cardíacas

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 28/09/2018 às 16:20
atualizado em: 28/09/2018 às 16:51

Texto:

Você tem cuidado do seu coração? O dia dele vem aí e serve para te alertar da importância de cuidar dele, um dos principais órgãos do corpo humano. Neste sábado (29) é lembrando em todo o mundo o Dia Mundial do Coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 18 milhões de pessoas morrem no mundo, a cada ano, em decorrência de enfermidades.

As doenças cardíacas são mais comuns a partir dos 45 anos, mas são resultado da combinação de vários fatores de risco ao longo da vida. Tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta são as principais causas das cardiopatias. Mesmo com o fator hereditário, eliminar hábitos de vida ruins pode ajudar a prevenir alterações no coração. 

De acordo com Vinícius Pereira Dourado, cardiologista da Santa Casa BH, as principais doenças do coração são as isquêmicas, ou seja, aquelas que envolvem o entupimento dos vasos que levam o sangue para o coração, como a angina e o infarto. E ainda, a insuficiência cardíaca que consiste no crescimento e enfraquecimento do coração, além das arritmias cardíacas e doenças congênitas. 

“Além da hipertensão, colesterol alto, diabetes, fatores genéticos e hereditários, tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada, o estresse também tem um impacto nas doenças no coração. Não só no desenvolvimento, mas também no agravamento dessas doenças. Em geral, uma vida estressante vai vir acompanhada de hábitos não favoráveis ao coração e ao sistema circulatório”, explica o cardiologista.

Prevenção

As maneiras de prevenção das doenças do coração são as mesmas de todas as doenças crônicas: adotar hábitos de vida saudáveis. “Alimentação rica em frutas, verduras, vegetais, fibras, carnes brancas e evitar alimentos industrializados com excesso de açucares, gorduras e sal. Prática de atividades físicas regularmente, abandono do tabagismo e o controle de hipertensão e diabetes. Tudo isso vai evitar complicações para seu coração”, destaca o especialista.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Com chegada de Levir, Edinho quer ganhar oportunidade e se firmar como titular no Galo. https://t.co/inXpfd28yj https://t.co/TgddnyWf1N

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além disso, Léo falou sobre a relação com o capitão Henrique, o ambiente no Cruzeiro, a importância da diretoria na conquista dos títulos, salários, Mano Menezes e jogo das fa...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em entrevista coletiva, o atacante falou ainda da rivalidade com o Cruzeiro e de Thiago Larghi. Ouça!

    Acessar Link