Notícias

Crianças que ainda não vacinaram contra sarampo têm mais um dia D para imunizar 

Por Jacqueline Moura, 31/08/2018 às 11:00
atualizado em: 01/09/2018 às 09:25

Texto:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de três milhões de crianças com idade entre um e cinco anos ainda não foram imunizadas  contra o sarampo e a poliomielite, e a Campanha Nacional de Vacinação termina nesta sexta-feira. Mas, diante da baixa adesão, os centros de saúde das cidades que ainda não atingiram a meta de vacinação de 95% devem abrir neste sábado (01) em um novo dia D para incentivar a imunização. 

Entre os estados com menor cobertura vacinal estão Rio de Janeiro, Distrito Federal, Roraima, Pará, Acre, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.  Apenas o Amapá atingiu a meta de imunização do público-alvo.

Foram confirmados, até o dia 28 de agosto, sete mortes (quatro em Roraima e três no Amazonas); 1.553 casos de sarampo; 6.975 permanecem em investigação. Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu notificações de 30 casos suspeitos da doença, destes, cinco já foram descartados, 25 continuam em investigação. Jandira Lemos, assessora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que a informação que circula nas redes sociais, sobre uma criança que teria morrido por sarampo, é boato.

A babá Suze, de 44 anos, esteve em um posto de saúde para vacinar o afilhado de um ano e sete meses na última quinta-feira (30). “Trouxemos ele pra vacinar no dia D da campanha, mas estava com uma vacina atrasada e não podia tomar todas no mesmo dia. Então voltamos hoje (sexta) pra ele vacinar. Foi bom que serviu também pra colocar o cartão de vacina em dia”, contou.  

Na capital mineira, pouco mais de 60% do público-alvo foi vacinado, índice ainda muito abaixo da meta de 95%. Por isso, neste sábado, os 152 centros de saúde vão abrir exclusivamente para vacinação das 8h às 17h. O Parque Municipal, Boulevard Shopping, BH Shopping e Serviço de Atenção ao Viajante também vão oferecer a vacinação. Moradores de outras cidades devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município pra saber se os postos devem abrir neste sábado, em mais um dia dedicado à vacinação. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Após expulsão injusta de Dedé, Grêmio cobra união dos clubes brasileiros; 'o interesse é individual e não coletivo'… https://t.co/GPyGkwn1JQ

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚦O condutor era Jeferson Santos, de 22 anos. Ele não resistiu aos ferimentos.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Entidades de defesa do consumidor alertam sobre os cuidados que devem ser adotados na hora de comprar pela internet. Fique por dentro!

    Acessar Link