Eleições 2018 - Internas

Notícias

Exploração da Serra do Curral se intensificou de forma absurda, diz vereador que preside CPI

Por Redação , 14/08/2018 às 10:22
atualizado em: 14/08/2018 às 12:38

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Bernardo Dias / CMBH
 Bernardo Dias / CMBH

A exploração da Serra do Curral pela Empresa de Mineração Pau Branco Ltda – Empabra – é criminosa e interfere no patrimônio de Belo Horizonte. A avaliação é do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Mineração (CPI), vereador Gilson Reis (PCdoB). Nessa segunda-feira (13), os vereadores foram verificar possíveis impactos no conjunto paisagístico tombado pelo patrimônio, no Parque da Baleia e no Parque das Mangabeiras. O assunto continua sendo debatido nesta terça-feira em audiência na Câmara.

OUÇA AQUI A MATÉRIA COMPLETA COM EUSTÁQUIO RAMOS!

“É impressionante. Nós tivemos uma caminhada aqui no dia 10 de junho e o que posso afirmar para vocês é que a exploração se intensificou de forma absurda. Há uma cava de mais de 70 metros no miolo da serra, criando instabilidade no pico de Belo Horizonte”, disse o parlamentar, que, na semana passada, se absteve na polêmica votação que salvou o mandato do vereador Wellington Magalhães  (PSDC). 

As atividades minerárias da Empabra, no Bairro Taquaril, na Região Leste da capital, estão suspensas desde meados de julho, por determinação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Para Gilson Reis (PCdoB), a inspeção dessa segunda confirma “nossa tese de que a exploração aqui é criminosa e acaba interferindo no patrimônio da cidade, que é a Serra do Curral e o pico de Belo Horizonte. As consequências serão sentidas pela população da nossa cidade”. 

A mineradora está com as atividades suspensas em razão de descumprimento de quatro determinações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2017 por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central Metropolitana. 

Fernando Cláudio Júnior, gerente institucional e comunicação da Empaba, participou da vistoria dessa segunda. Ele considera a iniciativa válida porque há informações desencontradas que precisam de esclarecimento.

“Acredito que ao final da CPI nós vamos conseguir alcançar uma maturidade sobre essa atividade, que ocorre próximo ao Bairro Taquaril, e assim definirmos as melhores ações e a melhor forma de conduzir isso no futuro”, disse Fernando, que garantiu: “Nossa atividade está plenamente conforme as orientações do Ministério Público e Secretaria de Estado de Meio Ambiente”.

Vídeo

Há dois meses, o helicóptero da Itatiaia mostrou a destruição em outro ponto da Serra do Curral. O vídeo, postado no Facebook da Rádio de Minas, teve mais de mil compartilhamentos e centenas de comentários. Assista:

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Com chegada de Levir, Edinho quer ganhar oportunidade e se firmar como titular no Galo. https://t.co/inXpfd28yj https://t.co/TgddnyWf1N

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além disso, Léo falou sobre a relação com o capitão Henrique, o ambiente no Cruzeiro, a importância da diretoria na conquista dos títulos, salários, Mano Menezes e jogo das fa...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em entrevista coletiva, o atacante falou ainda da rivalidade com o Cruzeiro e de Thiago Larghi. Ouça!

    Acessar Link