Notícias

Haja coração! Saiba como evitar alterações cardíacas durante jogos da Copa do Mundo 

Por Jacqueline Moura, 06/07/2018 às 09:53
atualizado em: 06/07/2018 às 14:11

Texto:

Copa do Mundo, jogo do Brasil. E à medida que a seleção brasileira passa de fase no Mundial, os jogos ficam cada vez mais emocionantes. De acordo com o médico cardiologista Evandro Guimarães, as emoções durante os jogos são ocasionadas pela liberação de noradrenalina, catecolaminas e corticosteróides, que são hormônios que causam a reação de alarme ou fuga. Esses hormônios elevam a pressão arterial, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo.

“Com as emoções durante os jogos, a liberação dos hormônios faz com que o sistema nervoso simpático fique mais exuberante e o organismo em estado de alerta. As pessoas que têm pressão alta, doenças coronarianas, doenças do músculo cardíaco chamadas de miocardiopatias, têm risco maior de ter morte súbita, infarto ou derrame cerebral durante as partidas de futebol”, alerta o cardiologista.

É importante saber qual paciente cardíaco está em risco. Normalmente é aquele que tem hipertensão, cardiopatia, ponte de safena, passou por angioplastia, miocardiopatias, ou portador de doença de Chagas. “Antes de qualquer coisa, é essencial que os pacientes que têm algum tipo de doença cardíaca sejam avaliados criteriosamente pelo seu médico e orientados a saber torcer pela seleção ou pelo seu time com cuidado e tomando a medicação de correção. Realmente a gente vê acidentes fatais em relação às doenças do coração durante atividades como assistir a uma partida de futebol”, destaca o médico Evandro Guimarães. 

Segundo o cardiologista, o uso do medicamento corretamente pode salvar vidas. “Fazer o uso correto da medicação prescrita pelo médico é muito importante para salvar vidas. O remédio evita o aumento da pressão arterial e evita um grau de risco da arritmia cardíaca durante os jogos, evitando assim um quadro de morte súbita ou parada cardíaca”, explica. 

Portanto, prepare o coração para assistir aos próximos jogos!

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Maior financiador de campanhas, empresário doa R$ 6,3 milhões a 50 candidatos. https://t.co/bbEEbYr6MF https://t.co/tYNEHNlNEt

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ele também fez repasses para cinco diretórios partidários. As doações abrangem 13 partidos e 13 Estados.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Recorrência... 'Sabia que seria um ambiente difícil, mas no meio do caminho percebi que seria pior. '. Leia mais!

    Acessar Link