Notícias

A Associação dos Lojistas dos Shoppings Centers de Minas Gerais (Aloshopping) aprovou a lei que proíbe a cobrança de estacionamento nos shoppings e hipermercados de Belo Horizonte

Belo Horizonte

Por Rádio Itatiaia , 05/01/2017 às 16:52
atualizado em: 06/01/2017 às 10:51
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A Associação dos Lojistas dos Shoppings Centers de Minas Gerais (Aloshopping) demonstrou satisfação com a lei que proíbe a cobrança de estacionamento nos shoppings e hipermercados de Belo Horizonte. A regra foi regulamentada pelo prefeito Alexandre Kalil e, ao ser publicada no Diário Oficial da União, entrou em vigor nesta quinta-feira.

A legislação prevê que o consumidor deve gastar dez vezes mais no centro de compras do que o valor que seria cobrado no estacionamento para ter direito à gratuidade. Os estabelecimentos que descumprirem a ordem podem ser multados em até R$ 15 mil.

O superintendente da Aloshopping, Alexandre França, acredita que a gratuitade no estacionamento aumentará as vendas, pois incentivará o consumidor a ir aos centros de compras. "A gente entende que vai vender muito mais, e num momento de crise, de dificuldade para o lojista." Em 2016, os shoppings fecharam mais lojas do que abriram pela primeira vez em 12 anos.

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), representante dos proprietários, diverge. Em nota, a entidade afirmou que os estabelecimentos têm autonomia para cobrar pelo uso dos estacionamentos, sem quaisquer restrições. A Abrasce declarou que vai cumprir a lei, mas acionará a Justiça para garantir o direito dos shoppings.

França considera que os centros de compras deveriam avaliar com mais critério a nova regra, pois o dinheiro que entrar com o incremento das vendas pode suprir o da cobrança do estacionamento, que, segundo a Aloshopping, representa cerca de 12% do faturamento total desses estabelecimentos.

"O estacionamento de shopping center a gente enxerga como atividade meio, que o cliente vai estacionar para ir às compras, não como atividade fim. Os administradores dos shoppings centers hoje estão enxergando como negócio", comentou.

Confira a reportagem de Eustáquio Ramos

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Justiça Federal determina que ex-esposa de Cabral volte para a prisão: https://t.co/oUYEO6MEIg https://t.co/LzBnx7ZvRl

Acessar Link

RadioItatiaia

Igreja católica de Curitiba autoriza batismo de três filhos de casal homossexual: https://t.co/lkFp5AqcO5 https://t.co/AUa0wx2lQx

Acessar Link

RadioItatiaia

Fred admite 'alívio' após ser liberado pelo TJD para primeiro jogo da final do Mineiro: http://bit.ly/2oMeHYT

Acessar Link

RadioItatiaia

Polícia Militar vai reforçar patrulhamento no transporte coletivo de Belo Horizonte: http://bit.ly/2q5luOq

Acessar Link