Notícias

Manifestações e ausência de globais marcam cerimônia da Inconfidência em Ouro Preto 

Por Redação , 21/04/2017 às 13:04
atualizado em: 22/04/2017 às 07:42
Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG
Veronica Manevy/Imprensa MG

Cerca de 130 dos 171 homenageados participaram da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência na manhã desta sexta-feira, em Ouro Preto, Região Central de Minas. Celebridades da Globo como Wagner Moura, Camila Pitanga, Letícia Sabatella e Marieta Severo não compareceram para receber a condecoração.

A cerimônia, que teve como orador o governador Fernando Pimentel (PT), foi marcada pela falta de participação popular. Professores da Rede Estadual de Minas protestaram contra as reformas propostas pelo Governo Federal. Aplausos só ocorreram quando foram chamados o técnico do Cruzeiro, Mano Menezes, e a cantora Fernanda Takai.

Ausentes 

Dos cinco políticos denunciados nas delações premiadas da Lava Jato e que seriam homenageados hoje com a medalha, apenas um compareceu: Renan Filho, governador de Alagoas e filho do senador Renan Calheiros.

Os ausentes foram os governadores Flávio Dino (do Maranhão), Rui Costa (da Bahia), Tião Viana (do Acre) e Ricardo Vieira (da Paraíba), além do deputado federal mineiro Fábio Ramalho.

A Medalha da Inconfidência é a  maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. O Grande Colar deste ano foi dedicado, in memoriam, a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, representado na solenidade pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Mano divulga lista do Cruzeiro para final com Robinho, Ezequiel e Thiago Neves: https://t.co/F3LDsXC09l https://t.co/5mbTGbWkZ2

Acessar Link

RadioItatiaia

Justiça derruba liminar que proibia companhias aéreas cobrar por mala: https://t.co/lrker9oamt https://t.co/8P7duPqtF6

Acessar Link

RadioItatiaia

PM explica esquema de segurança para o clássic deste domingo, no Mineirão:

Acessar Link

RadioItatiaia

Polícia Militar fala sobre segurança nas finais do Campeonato Mineiro, agora, no programa Tolerância Zero:

Acessar Link