Notícias

Mercado reduz projeção da inflação de 4,19% para 4,15% neste ano

Por Agência Brasil , 20/03/2017 às 09:57
atualizado em: 20/03/2017 às 11:25

Texto:

O mercado financeiro reduziu, pela segunda vez consecutiva, a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,19% para 4,15%, de acordo com o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas, pelo Banco Central (BC), e divulgada às segundas-feiras.

A estimativa para a inflação este ano está abaixo do centro da meta, que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a projeção não foi alterada – continua em 4,5%.

A estimativa de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano foi mantida em 0,48%. Para o próximo ano, passou de 2,4% para 2,5%.

Para o mercado financeiro, a taxa Selic encerrará 2017 em 9% ao ano. Para o final de 2018, a expectativa caiu de 8,75% para 8,50% ao ano. Atualmente, a Selic está em 12,25% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação.

Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

River ajuda e Grêmio ‘só’ faz 4: Atlético é o 1º geral na fase de grupos da Libertadores: https://t.co/Xjgk3hJGAV https://t.co/q2IHHe49Iy

Acessar Link

RadioItatiaia

Petrobras anuncia redução dos preços da gasolina e do diesel nas refinarias: https://t.co/YorHeaylHn https://t.co/IBFrX0ypvb

Acessar Link

RadioItatiaia

Em Pará de Minas, aluna toma dezenas de comprimidos em fase do jogo Baleia Azul -http://migre.me/wGuJK

Acessar Link

RadioItatiaia

Família faz apelo para encontrar jovem de 27 anos que saiu para vender carro e desapareceu - http://migre.me/wGreJ

Acessar Link