Notícias

Outubro Rosa: um chamado para o combate ao câncer de mama

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 01/10/2018 às 14:55
atualizado em: 01/10/2018 às 15:04

Texto:

A cor rosa é escolhida para o mês de outubro com o objetivo de conscientizar as mulheres da importância de se prevenir contra o câncer de mama. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de dois milhões de mortes no mundo, em 2018, serão em decorrência do câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 59.700 casos da doença, somente neste ano, no Brasil. Em Minas, o número de casos deve passar dos cinco mil.  

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia regional Minas Gerais, Valdeir Almeida Júnior, os números da doença ainda são alarmantes porque a mulher não tem o acesso adequado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, nem ao tratamento. 

“O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda que a mamografia seja feita de dois em dois anos, entre 50 e 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologista recomenda que o exame seja feito todo ano por mulheres acima de 40 anos. Isso é muito importante porque 20% dos casos de câncer de mama afetam mulheres com menos de 50 anos", disse. O especialista ainda faz um alerta às mulheres. "Mulheres, por favor, depois dos 40 anos o exame deve ser feito todo ano. O diagnóstico precoce possibilita fazer um tratamento conservador, sem necessidade de retirada da mama, além de ter 95% de chance de cura,” destaca. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, em 2018, foram realizadas 52.209 mamografias. Em setembro, a oferta de mamografias foi de 7.462 exames.

As mamografias são agendadas nos 152 centros de saúde da capital e os exames são realizados nos estabelecimentos da rede credenciada ao SUS, dentre hospitais, clínicas e laboratórios. Logo que é feita a solicitação, a paciente aguarda em média um mês para a realização do exame. Atualmente, 54 mulheres estão na fila de espera para marcação de mamografias. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Com chegada de Levir, Edinho quer ganhar oportunidade e se firmar como titular no Galo. https://t.co/inXpfd28yj https://t.co/TgddnyWf1N

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além disso, Léo falou sobre a relação com o capitão Henrique, o ambiente no Cruzeiro, a importância da diretoria na conquista dos títulos, salários, Mano Menezes e jogo das fa...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em entrevista coletiva, o atacante falou ainda da rivalidade com o Cruzeiro e de Thiago Larghi. Ouça!

    Acessar Link