Notícias

Países suspendem importação de carne brasileira após denúncias da Polícia Federal

Por Agência Estado , 20/03/2017 às 15:28
atualizado em: 21/03/2017 às 08:46
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil

China e Coreia do Sul já informaram oficialmente ao Ministério da Agricultura a suspensão de importação de carnes brasileiras, em consequência das revelações da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira (17). No caso da China, os embarques programados para lá foram suspensos por uma semana.

Já a Coreia do Sul bloqueou apenas os embarques da BRF, especificamente. As informações foram confirmadas nesta segunda-feira pelo Ministério da Agricultura.

O governo do Chile, por meio do Ministério da Agricultura, também anunciou a interrupção temporária de suas importações de carne do Brasil. De acordo com o ministério, a intenção é obter do país informações sobre se há frigoríficos autorizados a exportar para o Chile entre os alvos de suspeita na Operação Carne Fraca da Polícia Federal.

O ministro da Agricultura chileno, Carlos Furche, disse à imprensa local que o governo analisa desde o sábado (18) os impactos da investigação no setor no Brasil. Furche informou que 50% da carne consumida no Chile é importada e que, entre as carnes compradas do exterior, cerca de 30% são do Brasil.

Esclarecimentos

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse, por meio de nota divulgada nesta segunda-feira, que a China pediu ao governo brasileiro explicações sobre a Operação Carne Fraca. Segundo Maggi, o Brasil dará todos os esclarecimentos aos chineses o mais rápido possível. 

Ainda conforme o comunicado, nesta segunda à noite, o ministro terá uma videoconferência com autoridades chinesas para prestar esclarecimentos. 

A Europa exige que todas as empresas envolvidas no escândalo da fraude da carne tenham seus produtos impedidos de entrar no mercado europeu e pede que membros do bloco adotem "uma vigilância extra" ao tratar de qualquer produto brasileiro no setor de carnes. As informações foram anunciadas pelo porta-voz da Europa para assuntos de Saúde, Enrico Brivio, numa coletiva de imprensa em Bruxelas. 

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Brivio explicou que os europeus pediram, no fim de semana, que as autoridades brasileiras retirassem da lista de exportadores todos aqueles citados no escândalo. "Agora, cabe ao Brasil seguir nosso pedido. Eles garantiram que fariam isso", disse. "Depois veremos se isso de fato ocorreu e vamos continuar em contato com as autoridades brasileiras", indicou.

Maior concorrente da carne brasileira no mercado europeu, os produtores irlandeses pedem oficialmente à Comissão Europeia o "embargo imediato de toda a importação de carne do Brasil". Em um comunicado emitido na manhã desta segunda, o presidente da Associação Irlandesa de Produtores de Carne (ICSA), Patrick Kent disse que a UE tem alertado de forma repetida sobre os riscos da importação de carne da América do Sul.

Nesta semana, o caso chegará ainda à Organização Mundial do Comércio (OMC) . A entidade se reúne a partir de terça-feira (21) para debater temas fitossanitários.Na agenda do encontro, fechada há dez dias, não constava nenhuma crítica à carne do Brasil. Mas a reportagem apurou que, desde a eclosão do novo caso, os principais parceiros comerciais se mobilizam para levantar o assunto durante a reunião. Diversos governos também indicaram que querem pedir reuniões bilaterais com o Brasil nesta semana para obter esclarecimentos sobre a fraude na carne.

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Conselheiros do Atlético aprovam balanço financeiro do clube que voltou a apontar lucro depois de 23 anos:… https://t.co/XOZKg3oXKt

Acessar Link

RadioItatiaia

Rodoviários aderem à greve geral e ônibus não devem circular em BH na sexta-feira: https://t.co/vZPGjVlL3o https://t.co/WXqqf8EsV1

Acessar Link

RadioItatiaia

Incêndio de grandes proporções atinge galpão próximo ao anel Rodoviário no bairro São Francisco.

Acessar Link

RadioItatiaia

Itabirito se prepara para receber museu com peças do acervo de Telê Santana: http://bit.ly/2pq5WYf

Acessar Link