Notícias

Técnica de medicina alternativa ameniza dores e até evita doenças

Por Jacqueline Moura, 10/09/2018 às 17:13
atualizado em: 10/09/2018 às 17:21

Texto:

Você sabe o que é acupuntura? É uma das práticas de medicina alternativa mais procuradas e reconhecida no Brasil há mais de 20 anos, inclusive já disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A técnica utiliza agulhas que estimulam vários pontos do organismo e são levados ao cérebro pelos nervos. Neste momento, favorecem a liberação de substâncias capazes de promover o relaxamento muscular, efeito analgésico e anti-inflamatório.

A acupuntura também age como terapia preventiva. Além de aliviar dores, pode evitar que aumentem de intensidade e comprometam outros locais no corpo. “Pode ser a única técnica de tratamento em vários casos. Se você tem uma dor aguda, uma dor muscular, por exemplo, com algumas sessões de acupuntura você resolve o problema”, destaca Beatriz Alberto Drumond, especialista na técnica na Unimed-BH. Ela ainda acrescenta que se a pessoa tiver osteoporose, a resposta ao tratamento vai ser mais lenta e associada a outras técnicas como medicação ou fisioterapia.

A atenção aos sinais de doença deve ser redobrada, tanto na parte física quanto mental. “É uma técnica de medicina preventiva na medida que faz uma harmonização das funções do corpo. A gente adoece, na maioria das vezes, primeiro na parte mental para depois adoecer fisicamente. E através da acupuntura que temos acesso a esse tratamento mais sutil antes de chegar na doença física”, detalha.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 doenças podem ser tratadas com a acupuntura; confira algumas:

a) dores agudas e crônicas – fibromialgia, contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, dores causadas por tendinites, bursites, artrites e artroses, enxaquecas, 

b) doenças respiratórias – renite, asma, sinusite, 

c) doenças emocionais -  ansiedade, depressão, TPM, irritabilidade, insônia. 

Crianças e até idosos podem passar pelos tratamentos com acupuntura, de acordo com a especialista. Por ser uma técnica segura, as complicações para a saúde são menores do que o uso da dipirona, por exemplo. “A acupuntura vai beneficiar os pacientes que não podem usar medicamentos por causa de algum problema de saúde, mas têm dores constantes. Além de reduzir a quantidade de medicamentos consumidos durante o dia por aquelas pessoas que tomam vários medicamentos ao dia”, ressalta Beatriz.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🚦Batida de frente entre caminhonete e caminhão deixa um morto na Grande BH. Leia! https://t.co/FAXUyxNWn0 https://t.co/Dch0JL8Oum

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚦O condutor era Jeferson Santos, de 22 anos. Ele não resistiu aos ferimentos.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Entidades de defesa do consumidor alertam sobre os cuidados que devem ser adotados na hora de comprar pela internet. Fique por dentro!

    Acessar Link