Ouça a rádio

Compartilhe

Othon Palace, o hotel construído em formato de lua, está entre os edifícios mais luxuosos de BH

O prédio com vista privilegiada para o Parque Municipal foi leiloado em 2021 

O prédio com vista privilegiada para o Parque Municipal foi leiloado em 2021

A série especial da Itatiaia sobre construções antigas e históricas de Belo Horizonte vista, nesta terça-feira (28) um dos prédios mais luxuosos da capital mineira: o Othon Palace Hotel. A matéria tem produção do repórter Edson Costa.

Construído em formato de meia lua o prédio fica no coração de BH com vista privilegiada para o Parque Municipal, na avenida Afonso Pena. O tamanho dos quartos varia entre 30 a 140 metros quadrados. Antes de ser um grande hotel, o prédio abrigou estabelecimentos importantes do antigo centro.

A Professora do Departamento de Arquitetura da UFMG, Celina Borges Lemos, conta como surgiu o imponente edifício.

"O Othon Palace surgiu em 1969 e as obras duraram cerca de 10 anos. O prédio substitui uma das centralidades da primeira paisagem urbana do centro antigo".

Os 296 quartos, dos 29 andares do edifício, hospedaram nos tempos áureos celebridades e figuras importantes, como Tom Jobim, Roberto Carlos, Tony Bennet, Ayrton Senna, Oscar Niemeyer, a ex-primeira dama da França, Danielle Mitterrand, e o ex-presidente João Figueiredo, do regime militar.

Por uma decisão da rede hoteleira que ocupava o prédio, em 2018 o edifício foi desocupado, e trancado. O ex-gerente geral do Othon, Marten Van Sluyis, que trabalhou no local em 2009, fala que a gastronomia do hotel, era um evento em Beagá.

"Todos dos anos 80 vão lembrar da casa de chá, o chá da tarde, que era servido no hotel, no mezanino, no 2° andar do hotel, abaixo do salão de eventos. Foi uma coisa que fez um grande sucesso."

O fechamento do hotel ficou marcado para sempre na memória de quem frequentava o lugar. Mesmo com o fim anunciado, teve quem não quis acreditar. O prédio foi leiloado em 2021 e o comprador ainda não decidiu qual será o destino do antigo Othon Palace Hotel.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store