Câmara quer fim de acordo que permite atividade de mineradora na Serra do Curral
Em audiência pública, moradores relataram problemas causados pela mineração da Gute Sicht
A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma audiência pública para discutir os impactos de uma mineradora que atua desde 2020 na Serra do Curral. A Gute Sicht opera na região sem licenciamento ambiental e amparada apenas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Governo de Minas, assinado um ano após o início da exploração no local.
A audiência pública foi convocada pela vereadora Duda Salabert (PDT) e reuniu moradores que vivem em comunidades localizadas próximas às atividades da mineradora.
"A gente tem atuando na Serra do Curral uma mineradora de forma ilegal e criminosa. Iniciou em 2020 sem licença ambiental e sem nenhum estudo de impacto ambiental, desmatou a área de forma ilegal, o estado autuou e depois foi celebrado um TAC. Mas, devido a inúmeras irregularidades, as atividades dessa mineradora foram suspensas. No entanto, basta ir em frente a ela, para ver que caminhões continuam passando lotados de minério", explicou a vereadora.
De acordo com a parlamentar, o objetivo do Legislativo é derrubar o TAC assinado entre o Governo de Minas e a Gute Sicht.
"A gente quer criar um grupo de trabalho, chamando Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Civil e outras organizações para suspender essa TAC. Há inúmeras provas de que ela deveria ter sido suspensa há muito tempo, o que falta é força politica. Temos uma CPI que não foi aprovada, tanto na Câmara como na Assembleia. Parece que as mineradoras tem atuado inclusive no Poder Legislativo e no Executivo, o que é uma vergonha", completa.
O artista plástico Nilo Zack, que vive no bairro Taquaril, aponta os principais problemas enfrentados pelos moradores da região.
"No último ano, o maior impacto era a poluição do ar. A medida que a mineração foi se ampliando, os animais silvestres começaram a adentrar à comunidade, principalmente os animais peçonhentos", afirma.
A reportagem entrou em contato com a Gute Sicht e o governo estadual e aguarda retorno.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria