Ouça a rádio

Compartilhe

BH é a capital com maior índice de transmissão de doenças respiratórias graves

As informações sobre o contágio da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram divulgadas hoje pelo boletim da InfoGripe da Fiocruz

Vacinação contra Covid-19 e gripe é essencial para evitar casos graves

O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (3), mostra que, ao lado de Florianópolis, Belo Horizonte é a capital brasileira com maior índice de transmissão para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. As duas cidades têm classificação considerada 'muito alta', quando há entre 5 e 10 casos em cada 100 mil habitantes.

A SRAG abrange não só casos mais graves de Covid-19, mas qualquer caso gripal que comprometa a função respiratória do paciente, levando, muitas vezes, à hospitalização. Ainda assim, cerca de 80% dos casos são da Sars-Cov-2, segundo a Fiocruz,

Com exceção da microrregião de Belo Horizonte e da região Centro-Sul do estado, as demais regiões de Minas Gerais possuem situação mais branda, com índice considerado "alto", que é quando entre uma e cinco pessoas a cada 100 mil estão contaminadas. A região Centro-Sul, onde estão localizadas cidades como Barbacena e São João del Rei é a única com índice epidêmico, quando 0,5 a 1 pessoa está contaminada a cada 100 mil habitantes.

Ainda segundo o boletim divulgado hoje, a expectativa é de que os casos de SRAG diminuam a longo prazo, tanto em Minas Gerais quanto em Belo Horizonte. Entretanto, a curto prazo, o índice deve se manter extremamente alto na capital.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) esclarece que os indicadores epidemiológicos não tem indicado pressão assistencial da rede de saúde e que os dados de positividades das unidades de testagem da SMSA têm mostrado queda progressiva. Já a Secretaria Municipal de Saúde não nos deu retorno até o fechamento desta matéria.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store