Ouça a rádio

Compartilhe

Vitória sobre o Vila Nova-GO aumenta chance de o Cruzeiro ter melhor campanha do turno da Série B

Em 2012, Vitória marcou 44 pontos nos primeiros 19 jogos. Raposa pode chegar aos 37 com 12 ainda para disputar

Clube celeste mantém campanha incrível na Série B

O Cruzeiro recebe o Vila Nova-GO nesta sexta-feira (1), às 21h30, no Mineirão, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, podendo ficar ainda mais próximo de alcançar a melhor campanha da história do turno da competição.

Essa marca pertence ao Vitória, que na edição de 2012, a que exigiu a maior pontuação para um clube alcançar o acesso, marcou 44 pontos nos primeiros 19 jogos disputados na Segunda Divisão nacional. Isso representa um aproveitamento de 77,19%.

Neste momento, após 14 partidas disputadas, o time de Paulo Pezzolano conquistou 80,95% dos pontos disputados.

Isso mantido até a 19ª rodada fará com que a Raposa alcance 46 dos 57 pontos disputados na primeira metade da Série B do Campeonato Brasileiro.

Se superar o Vila Nova-GO nesta sexta-feira, no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro chega a 37 pontos. Assim, vai precisar de pelo menos mais oito, nos 12 que ainda terá pela frente, para encerrar o turno com a melhor campanha da primeira metade da história da Segundona nacional.

Após o confronto contra os goianos, a Raposa jogará mais quatro vezes pelo turno, sendo três fora de casa, contra Ituano, Guarani e CSA. Receberá no Mineirão apenas o Novorizontino.

Cálculos

Mesmo que não consiga alcançar a marca do Vitória, o Cruzeiro entrará na segunda metade da Série B vivendo praticamente a contagem regressiva para a volta à elite do Brasileirão.

Neste momento, segundo o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe de Paulo Pezzolano tem 96,3% de chances de acesso.

Para o Chance de Gol, o Cruzeiro está ainda mais próximo da Série A, pois são de 99,8% as suas chances de acesso.

Esses números são frutos dos 13 pontos que a Raposa já colocou sobre o quinto colocado da Série B, mesmo tendo um jogo a menos em relação aos principais concorrentes.

A marca histórica do acesso na Segunda Divisão nacional é 62 pontos. Se bater o Vila Nova-GO nesta sexta-feira, o Cruzeiro chega a 37. Ficarão faltando 25, isso num universo de 23 partidas, o que exigirá um aproveitamento de 36,23% no restante do torneio.

Só que o acesso pode ser assegurado com menos que os 62 pontos da marca histórica.

Neste momento, a campanha do Sport mais um ponto significa um aproveitamento de 48,88%. Isso projetado para o final das 39 rodadas significa 56 pontos.

Segundo o site da UFMG, com 57 pontos são hoje de 65,13% as chances de um clube alcançar o acesso com essa pontuação.

Nas probabilidades, tudo que ultrapassa os 50% tem mais chances de acontecer do que não se concretizar.

Mantida essa projeção atual de 57 pontos sendo suficientes para o acesso, com uma vitória esta noite o Cruzeiro ficaria a 20 do retorno à elite.

Rodada

O jogo contra o Vila Nova-GO nesta sexta-feira tem ainda mais importância para o Cruzeiro pelo fato de seus quatro principais concorrentes diretos se enfrentarem nesta 16ª rodada, no próximo domingo (3), às 16h.

O vice-líder Vasco recebe o quinto colocado Sport, no Maracanã. O terceiro Bahia recebe o quarto Grêmio, na Fonte Nova. Qualquer resultado nesses dois jogos será bom para a Raposa caso ela conquiste os três pontos diante dos goianos no Mineirão.

Os números escancaram o favoritismo celeste para ficar com uma das quatro vagas da Série B na elite do Brasileirão do ano que vem.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store