Ouça a rádio

Compartilhe

Meta coleta dados de saúde para anúncios patrocinados

Nos EUA, empresa foi processada na Califórnia pela prática

Mais um processo por privacidade chega à companhia

Sites de 33 dos 100 principais hospitais dos EUA, adotaram o Pixel, ferramenta de monitoramento da Meta, para coletar dados de saúde de pacientes e compartilhá-los com o Facebook para a oferta de propaganda direcionada. A prática viola regulamentações estaduais e federais. 

A solução foi incorporada, ainda, por portais protegidos por senha de sete sistemas de saúde, incluindo o UCSF Medical Center e a Dignity Health Medical Foundation. Quem denuncia a atividade é uma mulher da Califórnia, que foi à Justiça contra as empresas com uma ação em nome de si mesma e de qualquer outro cidadão em situação similar.

É comum que os pacientes forneçam muitas informações sensíveis nesses portais, como doenças, médicos, receitas e outros. O Pixel pode registrar as páginas vistas pelo usuário, os botões que ele clica e os detalhes que ele insere. Segundo a queixa, a coleta ocorre mesmo que o indivíduo não tenha conta na rede social. Já para quem é cliente da rede social, as informações são vinculadas à conta para correlação.

Pior de tudo: os pacientes não são informados sobre a coleta de dados. Não há pedido de consentimento, mas há indicação visível do processo. Isso porque os indivíduos passam a receber anúncios direcionados no Facebook e por e-mail — para promover serviços médicos sem respaldo científico.

Empresa é acusa de coleta ilegal de dados

A reclamação judicial diz que a usuária se sentiu violada, já que nunca haviam consentido com a aquisição de suas informações médicas pessoais. A ação pede reparação por invasão de privacidade, violação de confidencialidade de informações médicas, enriquecimento sem causa, Acesso a Dados de Computador e Lei de Fraude (CDAFA), bem como Lei Federal de Escuta Telefônica.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store