Ouvindo...

PBH reserva R$ 24,8 milhões para revitalizar Afonso Pena; obra começa nesta terça (14)

Ideia é concluir intervenções na segunda metade do ano que vem; ciclovia e faixa exclusiva de ônibus compõem projeto

Obras em avenida são esperança para desafogar trânsito no Centro de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte calcula ter de gastar R$ 24,8 milhões no processo de revitalização da Avenida Afonso Pena, no Centro da cidade. As obras vão começar nesta terça-feira (14), com a montagem do canteiro de obras. As alterações vão ser feitas por etapas. O poder público começará a obra pela parte “alta” da Afonso Pena, nas redondezas da Praça da Bandeira, na Região Centro-Sul. A ideia é que as intervenções sejam feitas gradativamente, até que os trabalhos cheguem ao entorno da Praça Sete, no Centro.

O cronograma da obra foi anunciado nesta segunda-feira (13) pelo prefeito Fuad Noman (PSD), em evento na sede do poder Executivo municipal, no Centro. O plano é concluir a revitalização da Afonso Pena no segundo semestre do ano que vem.

O projeto contempla a instalação de uma ciclovia e a criação de uma faixa exclusiva para ônibus. A promessa é de melhoria no trânsito.

“Você vai ter um aumento de 47% na velocidade média dos ônibus no sentido bairro-Centro — e 11% no sentido Centro-bairro. Vai haver, também, um aumento de velocidade média dos ônibus em toda a área de abrangência (da revitalização). Vamos ter um aumento de 50% na velocidade média do tráfego geral, passando de 11,7 km/h para 17 km/h”, disse o chefe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho.

O recapeamento do asfalto, bem como mudanças no paisagismo da avenida e a implantação de um sistema de irrigação, também compõem o escopo do plano. A equipe de Fuad Noman quer, ainda, ampliar a acessibilidade das calçadas. A sinalização de trânsito também deve sofrer alterações.

Segundo Henrique Castilho, as novas etapas da obra serão iniciadas sempre às segundas-feiras — e concluídas às sextas-feiras da mesma semana.

“A medida que um trecho for inteiramente concluído, daremos início ao próximo, sempre sinalizando adequadamente e orientando os motoristas e pedestres, com o apoio da BHtrans e garantindo o acesso às residências e ao comércio local”, explicou.

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.