A Prefeitura de Belo Horizonte calcula ter de gastar R$ 24,8 milhões no
O cronograma da obra foi anunciado nesta segunda-feira (13) pelo prefeito Fuad Noman (PSD), em evento na sede do poder Executivo municipal, no Centro. O plano é concluir a revitalização da Afonso Pena no segundo semestre do ano que vem.
O projeto contempla a instalação de uma ciclovia e a criação de uma faixa exclusiva para ônibus. A promessa é de melhoria no trânsito.
“Você vai ter um aumento de 47% na velocidade média dos ônibus no sentido bairro-Centro — e 11% no sentido Centro-bairro. Vai haver, também, um aumento de velocidade média dos ônibus em toda a área de abrangência (da revitalização). Vamos ter um aumento de 50% na velocidade média do tráfego geral, passando de 11,7 km/h para 17 km/h”, disse o chefe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho.
O recapeamento do asfalto, bem como mudanças no paisagismo da avenida e a implantação de um sistema de irrigação, também compõem o escopo do plano. A equipe de Fuad Noman quer, ainda, ampliar a acessibilidade das calçadas. A sinalização de trânsito também deve sofrer alterações.
Segundo Henrique Castilho, as novas etapas da obra serão iniciadas sempre às segundas-feiras — e concluídas às sextas-feiras da mesma semana.
“A medida que um trecho for inteiramente concluído, daremos início ao próximo, sempre sinalizando adequadamente e orientando os motoristas e pedestres, com o apoio da BHtrans e garantindo o acesso às residências e ao comércio local”, explicou.