Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira (18) que não vai participar da próxima edição de Roland Garros, torneio do qual é maior vencedor com 14 títulos. Mais do que isso, o espanhol confirmou que não vai atuar nos próximos meses com a intenção de se preparar para a próxima temporada, quando pretende se aposentar após disputar os principais torneios do circuito.
As revelações do tenista foram feitas através de uma uma entrevista coletiva realizada na sede da Rafa Nadal Academy, na Espanha. “O Toro Miúra” explicou que a recuperação da lesão no quadril sofrida na Austrália não ocorreu conforme o esperado.
“O primeiro motivo (de coletiva) é que a lesão que tive na Austrália não evoluiu como a gente gostaria. Trabalhamos a todo momento com objetivos e perdemos alguns no caminho. O último e mais importante, que era Roland Garros, vai ser impossível. Não vou estar em Roland Garros depois de muitos anos. Podem imaginar como é difícil para mim. Não vou dizer que eu tomei a decisão, foi uma decisão tomada pelo meu corpo”, disse.
Ao longo do pronunciamento, Rafael Nadal explicou que, apesar dos bons resultados, os últimos anos estão sendo difíceis. A principal queixa do tenista é a dificuldade de manter o corpo saudável e problemas encarados na rotina pesada de treinamento.
Agora, a intenção do jogador histórico é tirar um longo tempo para recuperar o corpo. Apesar de ter citado a Copa Davis como possível momento para retorno, ele evitou cravar uma data para voltar às quadras.
Aposentadoria de Nadal
Rafael Nadal confirmou é desejo de se aposentar em 2024. A decisão de não jogar nos próximos meses tem o objetivo de preparar o corpo para a próxima temporada, que seria uma despedida de um dos maiores jogadores de todos os tempos.
O Toro Miúra pretende selecionar os torneios mais emblemáticos da carreira para disputar em 2024 atuando em alto nível.
“Não vou colocar uma data para voltar. Minha intenção é estar preparado fisicamente e também mentalmente. Pode ser um objetivo tentar jogar a Copa Davis no final do ano e tentar encarar o ano quem vem com garantias de encarar o que acredito que será meu último ano. Esse é o meu objetivo. Parar para tentar encarar meu último ano de carreira desportiva” declarou.
Fim de uma era
O fã do tênis teve o privilégio de acompanhar de forma simultânea a carreira dos três maiores vencedores da modalidade. Mais velho entre eles, Roger Federer já se aposentou e não participa mais do circuito. Com a previsão de aposentadoria de Rafael Nadal para a próxima temporada, Novak Djokovic vai ser o último integrante do BIG-3 em ação.