Ouvindo...

Dino vota para tornar réus Bolsonaro e mais sete aliados

Julgamento acontece na Primeira Turma nesta quarta-feira (26); cinco ministros votam

Dino durante julgamento da denúncia da PGR

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da abertura de uma ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Ele acompanhou os termos do voto do relator, Alexandre de Moraes, e consolidou o placar em 2x0 pela abertura do processo. Outros três ministros votam ainda hoje.

“Nós tivemos sustentações orais e vão no sentido da materialidade. Os eixos centrais não foram descaracterizar e sim afastar autorias. O que corrobora a densidade do acervo que foi bem delineado pela PGR [Procuradoria Geral da República]”, afirmou Dino.

No voto, Dino lembrou que a maioria dos advogados de defesa, na tribuna, reforçaram a gravidade dos atos de 8 de janeiro, mas tentaram desqualificar sua participação.

Ele destacou que “constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados contra a ordem constitucional”, e que não importa se uma pessoa não estava armada no momento do ataque. “Pouco importa se a pessoa tinha ou não uma arma. Importa, para fins de debate, que o grupo era armado. O grupo portava armas de fogo e armas brancas. O Congresso quando fez essa dosimetria cumpriu a Constituição. Portanto, não é o judiciário nem o ministro Moraes que estão arbitrariamente fixando penas de índole desproporcional”, apontou.

O ministro rebateu argumentos de que o golpe seria ‘menos violento’ por não ter provocado mortes. "É falsa a ideia de que a tentativa de golpe que não resultou em morte é infração penal de menor potencial ofensivo. A conduta é atentar. Se fosse consumado o golpe, não haveria juízes para julgar”, destacou Dino.

Leia também

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo