Ouça a rádio

Compartilhe

Quem Somos

A Rádio de Minas. Principal emissora do Estado e uma das três mais importantes do país, a Itatiaia faz disso muito mais que uma marca, mas um lema desde a sua fundação, em 20 de janeiro de 1952 pelo jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro (1928/1994).

Pioneira nas coberturas internacionais para Minas Gerais, com as emoções do Campeonato Sul-Americano de 1959, na Argentina, voz de independência mesmo nos momentos de exceção que ela testemunhou o Brasil atravessar, presença em todas as Copas do Mundo desde 1966, na Inglaterra, referência nas eleições e de credibilidade no Jornalismo esportivo, político e de cidades, a Itatiaia é líder de audiência há décadas.

Em maio de 2021 passou a fazer parte do grupo empresarial comandado por Rubens Menin. Desde 1º de julho do mesmo ano é presidida por Diogo Gonçalves, que substitui no comando o jornalista Emanuel Carneiro, que esteve à frente da emissora desde 1994, após a morte do seu irmão Januário Carneiro.

Com programação voltada para jornalismo, esportes, prestação de serviços e entretenimento, a Itatiaia está sempre presente na cobertura dos maiores fatos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.

A programação integral da rádio é retransmitida pelos canais 411 da Sky, 300 da NET e 319 da Claro TV, além de poder ser acessada de qualquer lugar do mundo através da Internet, pelo www.itatiaia.com.br. A emissora também pode ser ouvida por meio de aplicativos para smartphones e outros dispositivos móveis.

A Itatiaia opera com os melhores e mais modernos equipamentos de transmissão e tratamento de som. Sua potência é de 100 kW e cobre um raio de 140 quilômetros, atingindo toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e grande parte das cidades do interior mineiro. A onda curta de 49 metros (5.970 kHz) abrange todo o estado de Minas Gerais, além de estados vizinhos.

A emissora coleciona inúmeras conquistas ao longo de sua história. Foi a primeira a manter a programação 24 horas no ar, a utilizar satélite para transmissões internacionais, a cobrir Copas do Mundo e Olimpíadas com equipe própria e canal independente, além de transmitir sua programação ao vivo pela internet e por celulares e outros dispositivos móveis. Foi ganhadora por 23 vezes consecutivas do Top of Mind, premiação realizada pela Revista Mercado Comum em Minas Gerais, sendo a emissora de rádio mais lembrada no estado.

Rede Itatiaia

A Rede Itatiaia, uma das mais sólidas redes de comunicação do país, é composta pela Rádio Itatiaia AM/FM e mais quatro emissoras em Minas Gerais, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha.

A maior rede de emissoras de Minas Gerais detém cerca de 90% da audiência nas jornadas esportivas e transmite, via satélite, o melhor do jornalismo e esporte da Itatiaia. Também possui um público diversificado, formado por homens e mulheres de todas as idades, classes sociais e econômicas.

As rádios que compõem a Rede Itatiaia buscam ainda se identificar com a cultura de cada local em que atuam, com programação diversificada e prestação de serviços à comunidade, se tornando, assim, um importante meio de informação e entretenimento para o público mineiro. Pioneira na transmissão via internet, a Itatiaia pode ser ouvida de qualquer lugar do mundo.


PRESIDENTE

Diogo Dias Gonçalves

Diogo Dias Gonçalves nasceu em Belo Horizonte e tem 40 anos. É especialista em finanças e gestão, comunicador e escritor. Tem formação e experiência nas áreas de finanças, contabilidade, economia, direito, além de formação em comunicação – Publicidade e Propaganda (Uni-BH).

Na área de gestão, acumula passagens de sucesso pela Superintendência de Defesa da Indústria da FIEMG (2018 a 2021), Usiminas, na Gerência de Relações com Investidores (2004 a 2016), Presidência do Conselho Deliberativo da Mais Previdência (2018 a 2021) e Gestão de Planejamento Financeiro e de Relações com Investidores na LOG CP, empresa do grupo MRV (2017 a 2018).

Suas crenças de atuação para um negócio forte e de vida longa são planejamento, organização e estratégia.

Como comunicador, é defensor da comunicação com o propósito de educar e melhorar a vida das pessoas. Para isso, uniu especialidades e, há mais de 13 anos, se dedica a ministrar palestras e produzir conteúdo para redes sociais sobre finanças pessoais. Criou o projeto "Diogo e sua grana", com o objetivo de ensinar pessoas e famílias sobre como ter uma boa saúde financeira. Como parte do projeto, lançou seu primeiro livro em fevereiro de 2019 "Como ficar rico ganhando pouco”. Em menos de 4 meses entrou para o ranking da Revista Veja como um dos livros mais vendidos – “Best Sellers”. No rádio, levou o "Diogo e sua grana" para o Programa Café com Notícia, da Rádio Itatiaia, e para a Rádio 98 FM.


VICE-PRESIDENTE

João Vitor Xavier

João Vítor Xavier é nascido em Belo Horizonte e tem 39 anos. Formado em Jornalismo (Uni-BH), cursa Direito (PUC-Minas).

Observador e apaixonado inato pelo rádio, integra, há mais de 20 anos, a equipe de esportes da Rádio Itatiaia. Começou na emissora como rádio-escuta, passando pelos cargos de produtor, redator e repórter até se tornar âncora. Desde 2004, apresenta, diariamente, o programa Bastidores, líder de audiência em seu horário.

João Vítor Xavier tem larga experiência em coberturas internacionais, tendo participado da cobertura de várias competições esportivas, como finais de Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, inúmeras finais de Superliga de Vôlei, Mundiais de vôlei, Torneio Pré-Olímpico do Chile (2004), das Olimpíadas de Atenas (2004), da Copa do Mundo da Alemanha (2006), dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), da Copa das Confederações da África do Sul (2009), Copa das Confederações do Brasil (2013), Campeonato Mundial de Clubes da Fifa (2013 - Marrocos), Copa do Mundo do Brasil (2014), Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016) e Copa América (2019 e 2021).

João Vítor foi Vereador de Belo Horizonte. Atualmente, é Deputado Estadual há três mandatos (desde 2011).

Acesso rápido